Recentemente, o autor japonês Aya Nishitani tem compartilhado casos incríveis sobre a série Megami Tensei no Twitter/X, incluindo a fascinante história sobre por que foram lançadas duas versões bem diferentes do game para o Famicom (versão nissei do NES) e PCs japoneses.
Se você já está familiarizado com os jogos de Megami Tensei da Atlus, sabe que a série surgiu de uma trilogia de livros escrita por Nishitani, lançados no Japão nos anos 80 sob o título Digital Devil Story. No entanto, o que talvez você não saiba, a menos que tenha pesquisado bastante sobre a história da série, é que o título para Famicom da Atlus não foi o primeiro jogo adaptado dos romances a chegar às lojas japonesas. A desenvolvedora Nihon Telenet também criou sua própria versão em 1987 para computadores domésticos (como MSX e PC-8801mkII SR), que foi lançada alguns meses antes.
Ambos os jogos eram bem distintos um do outro; o título mais bem-sucedido para Famicom era um explorador de masmorras (semelhante aos títulos posteriores da série), enquanto o original para computador era um RPG de ação em perspectiva aérea. Isso levou alguns fãs a questionarem por que havia essa diferença.
Anteriormente, a explicação mais comum para essas diferenças vinha de uma entrevista com o antigo artista da Nihon Telenet, Kouji Yokata, no livro The Untold History of Japanese Game Developers (do colaborador ocasional do Time Extension, John Szczepaniak). Yokata mencionou que os títulos foram “projetados para evitar os gêneros estereotipados de cada sistema — games de ação nos computadores domésticos, jogos de RPG nos consoles”. No entanto, não tinha certeza se isso foi instrução do autor original, pois havia acabado de entrar na empresa.
Aqui é onde Nishitani entra na história. De acordo com o site Time Extension, foi publicando recentemente um fio no Twitter/X com mais detalhes sobre como duas adaptações diferentes foram produzidas:
I am sure that many people outside of Japan do not know that there is a PC game for MT. Before Mr. Ueda of Atlas said to me that MT would be a dungeon game, I was thinking about the game on my own. I felt that if I made a field RPG for the NES of the time, it would resemble… pic.twitter.com/8Ezu3Cvije
— Aya Nishitani 西谷史 (@ayanakajima3) January 29, 2025
No thread, Nishitani revela que o jogo da Nihon Telenet, apesar de ter saído primeiro, foi na verdade concebido depois do título para Famicom. Isso aconteceu porque a Atlus rejeitou sua proposta de um jogo de aventura ao estilo Dragon Quest para o console da Nintendo.
Nishitani explica:
“Antes de o Sr. Ueda da Atlus me dizer que Megami Tensei seria um jogo de dungeon, eu já estava pensando no jogo por conta própria. Eu sentia que, se fizesse um RPG de campo para o NES daquela época, ele se pareceria muito com o Dragon Quest.
Eu tinha imaginado um jogo onde cada ambiente — acima do solo, abaixo do solo, no céu, debaixo d’água e no deserto — tinha um demônio simbólico, e Akemi Nakajima, acompanhada por demônios mensageiros, usaria a espada de Kagutsuchi para salvar Yumiko. Os mensageiros não eram apenas Cérbero, mas também Tríton ou Sereia para o mar, e Garuda para o céu. Esses desenhos se perderam, mas o grimório que veio com o jogo para PC e a seção de configuração de personagens capturam bem o clima dos jogos dos anos 80.
Antes que eu pudesse falar sobre meu plano, o Sr. Ueda já tinha decidido que Megami Tensei seria um jogo de dungeon, então minha ideia não chegou a ser discutida. Mas, por acaso, o CEO e produtor da Nippon Telenet viram meu plano e disseram: ‘Sua configuração é interessante. Vamos pensar em um jogo para você,’ e levaram meus desenhos. Acredito que por isso os jogos para PC foram criados, tão diferentes do Megami Tensei para NES.”
Como mencionado, essa não é a única história fascinante que Nishitani compartilhou sobre o jogo em suas redes sociais. Em abril de 2023, ele revelou que a Nintendo inicialmente queria adaptar seus livros, mas decidiu que “um jogo de invocação de demônios não poderia ser lançado sob a marca Nintendo”. Isso levou Nishitani a fazer parceria com a Atlus e a Nihon Telenet.
Veja também
Visão geral
- Categoria(s): Notícias
- Visualizações: 3
- Marcador(es): Shin Megami Tensei
- Autor do post: DGTeam